Make your own free website on Tripod.com

A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

6 – BATTLE CREEK – 1894

 

Em 1894 houve a aprovação das doutrinas Adventistas na Assembléia da igreja de Battle Creek, Michigan.

 

Como conseqüência disto, foi publicado um documento que é considerado o mais importante documento da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 

Esse documento publicado em 1894 se reveste da maior importância histórica, porque mostra o que chamam maliciosamente de “semi-arianismo de alguns pioneiros”, era na verdade a DOUTRINA OFICIAL da Igreja Adventista!

Essa Assembléia foi realizada em 15 de Abril de 1894 em Battle Creek, Michigam. Assinaram a ATA todos os dirigentes da Conferência Geral, Review and Herald, Faculdade de Teologia e do Sanatório Adventista de Battle Creek (Hospital Adventista) e demais membros da igreja, num total de 1521 assinaturas. Battle Creek era o centro administrativo da igreja antes de mudar para Takoma Park, Maryland.

 

No folheto consta a lista de oficiais que compareceram à reunião e tudo está descrito no livro “Movement of Destiny” escrito pelo emérito professor de História da Igreja Adventista da Universidade de Andrews, L.E.Froom.

 

 Tradução:

 

Algumas coisas que os Adventistas do Sétimo Dia acreditam

O povo Adventista (SDA) não tem um credo ou disciplina, exceto a Bíblia, mas o que se segue são alguns pontos da sua fé, sobre os quais existe um perfeito acordo entre todos:


Que existe um Deus, um Ser pessoal, espiritual, o criador de todas as coisas, onipotente, onisciente, e eterno; infinito em sabedoria, santidade, justiça, bondade, verdade e misericórdia; imutável; e presente em toda parte por seu representante(*) o espírito Santo.


Que existe um Senhor Jesus Cristo, o Filho do Eterno Pai, pelo qual todas as coisas foram criadas e por quem elas existem; que ele tomou a natureza do homem para redenção da raça caída;...

 

A pergunta que poderíamos insistir em fazer é: Será que esta declaração elaborada em 1894 pelos pioneiros da Igreja Adventista sobre alguns pontos de fé é mesmo representativa, e pode ser usada como base para conhecermos quais eram as crenças desta igreja nos seus primórdios?

 

Quem irá responder nossa pergunta é uma das principais autoridades em história na Igreja Adventista, LeRoy E. Froom, em seu livro “Movement of Destiny”.

 

   

 

O Dr.Froom querendo provar que houve uma mudança na doutrina escrita por Urias Smith a respeito do Dia da Expiação, usa as declarações de fé de 1894 como sendo plenamente confiáveis, representativas e oficiais.

 

 

 

 

Tradução (pág.339):

 

4. A Voz do adventismo fala em 1894. - Então a questão do dia da expiação ... De fato, não foi registrado até que muitos anos se passaram após a Conferência de 1888 de Mineápolis até a posição tomada por 1521 membros em Battle Creek em 1894. (Membros da igreja Adventista entre oficiais, comitês, delegados, procuradores, reuniões regulares, p.12).

 

Tradução (pág.340):


Battle Creek foi o Quartel General do adventismo. Foi nesse documento, que a antiga falta de entendimento sobre a expiação começou a ser clareada e posta no papel...

 

 

VII. O caráter representativo da igreja em Battle Creek em 1894.


1. Nove significantes qualidades.- A condição única da igreja em Battle Creek em 1894.- 1521 membros quando a totalidade dos membros da igreja era de unicamente 37.404. Pode ser vista no aspecto ao dar peso a esta declaração de fé daquele ano. Note as 9 características:

(1) Com exceção de 3 dos 19 membros da comissão da igreja de Battle Creek, todos eram  proeminentes líderes da Conferência Geral, da Casa Publicadora Review and Herald, Colégio de Battle Creek, Sanatório de Battle Creek, bem como encarregados das organizações em geral, localizadas em Battle Creek. (constavam do Year Book 1894).

(2) A comissão da igreja de Battle Creek incluindo os principais líderes da Conferência Geral.- Presidente, secretário, tesoureiro, secretário das missões estrangeiras, e secretário de educação (nominalmente: O.A.Olsen, W.H.Edwads, F.M. Wilcox, W.W. Prescot, e etc.) ...

(3) A comissão de todos os oficiais da Casa Publicadora. Presidente, vice-presidente, tesoureiro .... Editores da Review and Herald, Youth's Instructor, ...

(4) Incluía o Presidente do Colégio de Battle Creek W.W. Prescott...

(Continua relacionando os nomes e diretores presentes à reunião).

 


Tradução (Pg.342):

Um grupo mais representativo não poderia ser encontrado em 1894. Esses homens eram os líderes e porta-vozes que nós indicamos e representavam o adventismo na sua forma mais ampla e verdadeira. Eles eram os 1521 que Henry Nicola como ministro assinou primeiro, seguindo-se os nomes que enchiam 5 páginas (31 parágrafos) logo a seguir de "Algumas coisas que os Adventistas acreditam" (aprovando as Doutrinas da Igreja naquela assembléia)
Eles eram a voz mais autorizada do adventismo.

(9) Esta foi uma declaração que marcou época. – a mais representativa; compreensiva e autorizada Declaração das Crenças Fundamentais na história até aquele tempo.

Como pudemos acabar de constatar LeRoy E. Froom foi enfático na valorização desta significativa e histórica Declaração das Doutrinas dos Adventistas do Sétimo Dia em 1894.

Tendo solidamente estabelecido que a Declaração das Crenças conforme foram registradas em 1894 eram as doutrinas oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, defendidas com unanimidade por todos os seus principais e mais proeminentes líderes e representantes, inclusive Ellen G. White, vejamos o que aconteceu com elas no transcorrer dos anos.

 

 

Clic Aqui para enviar esta Matéria para um amigo!

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.