Make your own free website on Tripod.com

A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

7 – O “espírito” FALA E DIRIGE A IGREJA

 

Existem alguns textos contidos nas cartas de Paulo que trazem o espírito Santo como estando a falar. A fala também é um dom atribuído a um ser vivo, independente, pois nos é difícil conceber um poder que “fala”. Vamos analisar detidamente cada uma destas passagens, buscando compreender quem é o espírito por elas mencionado.

 

 

7.1 - O termo “espírito” é apresentado como estando a “falar” no livro de I Timóteo:

 

Ora, o espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,” - I Timóteo 4:1

 

Nesta passagem, Paulo afirma que o espírito havia dito que nos últimos dias alguns apostatariam da fé por obedecerem a “espíritos enganadores”. O termo “espíritos enganadores” pode se referir tanto a homens como a demônios, pois ambos possuem espírito. A Bíblia chama repetidas vezes aos demônios de espíritos imundos (Mar. 9:25). Também chama os homens de espíritos (I João 4:1,2; II João 7).

 

Coincidentemente, Jesus, assim como Paulo afirmou, disse que nos últimos dias surgiriam espíritos enganadores e muitos seriam enganados. Jesus inclusive advertiu os discípulos para que eles também não fossem enganados. Este conselho é extensível inclusive a nós nestes últimos dias. O texto está em Mateus 24:3-5:

 

3  No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.

4  E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.

Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.

 

Assim, vemos que Cristo, o espírito (II Cor. 3:17,18), havia afirmado expressamente que nos últimas dias viriam espíritos enganadores e inclusive alguns da fé seriam enganados, conforme Paulo disse em I Timóteo 4:1. Assim, o termo “espírito” mencionado por Paulo em I Timóteo 4:1, se refere a Cristo.

 

 

7.2 - O termo “espírito” também é apresentado como estando a falar no livro de Hebreus

 

Em Hebreus 3:7, é apresentado o termo “espírito Santo” como estando a dizer algo:

 

7  Assim, pois, como diz o espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz,

8  não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto,

9  onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos.

10  Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos.

11  Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso.

 

Esta passagem refere-se ao que foi dito no velho testamento por Jesus, O SENHOR dos Exércitos, o anjo que ia à frente do povo de Israel, em Salmos 95:6-11:

 

6  Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou.

7  Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirdes a sua voz,

8  não endureçais o coração, como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto,

9  quando vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, não obstante terem visto as minhas obras.

10  Durante quarenta anos, estive desgostado com essa geração e disse: é povo de coração transviado, não conhece os meus caminhos.

11  Por isso, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso.” Salmos 95:6-11

De acordo com a Bíblia, Jesus Cristo é o SENHOR mencionado no texto de Salmos apresentado acima (I Cor. 8:6).

 

Percebemos que o texto utilizado em Hebreus 3:11 é o mesmo de Salmos 95:11:

 

11  Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Salmos 95:6-11

 

11  Por isso, jurei na minha ira: não entrarão no meu descanso Hebreus 3:11

 

Portanto, Hebreus 3:7 está afirmando que o “espírito Santo” proferiu as palavras que em verdade foram escritas por Jesus Cristo. Então, o termo “espírito Santo” de Hebreus 3:7, só pode estar se referindo a Cristo.

 

O espírito de profecia concorda com este entendimento, pois afirma que Jesus Cristo era o “SENHOR” do povo de Israel, que proferiu as palavras mencionadas em Salmos:

 

Desde o pecado de nossos primeiros pais, não tem havido comunicação direta entre Deus e o homem. O Pai entregou o mundo nas mãos de Cristo, para que por Sua obra mediadora remisse o homem, e reivindicasse a autoridade e santidade da lei de Deus. Toda a comunhão com a raça decaída tem sido por meio de Cristo. Foi o Filho de Deus que fez a nossos primeiros pais a promessa de redenção. Foi Ele que Se revelou aos patriarcas. Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó e Moisés compreenderam o evangelho. ...

 

Cristo não somente foi o guia dos hebreus no deserto – o Anjo em quem estava o nome de Jeová, e que, velado na coluna de nuvem, ia diante das hostes – mas foi também Ele que deu a Israel a lei. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo declarou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei de Seu Pai. Foi Ele que deu a Moisés a lei gravada em tábuas de pedra.

 

Foi Cristo que falou a Seu povo por intermédio dos profetas. Escrevendo à igreja cristã, diz o apóstolo Pedro que os profetas “profetizaram da graça que vos foi dada, indagando que tempo ou ocasião de tempo o espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir”. I Pedro 1:10 e 11. É a voz de Cristo que nos fala através do Velho Testamento. “O testemunho de Jesus é o espírito de Profecia.” Apocalipse 19:10” -- Patriarcas e Profetas, págs. 366-367

 

Assim, fica claro também pelo espírito de profecia que o “espírito Santo” mencionado no capítulo 3 de Hebreus é Jesus. O mesmo que ocorre em Hebreus capítulo 3, que acabamos de analisar, ocorre também em Hebreus capítulo 10, quando Paulo cita as palavras ditas pelo Senhor, Jesus Cristo (I Cor. 8:6), como tendo sido ditas pelo “espírito Santo”:

 

15  E disto nos dá testemunho também o espírito Santo; porquanto, após ter dito:

16  Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei,

17  acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre” Hebreus 10:15-17 

 

Assim, em Hebreus 10:15-17 também temos o termo “espírito Santo” se referindo a Jesus Cristo. 

 

 

7.3 - O termo “espírito” aparece como estando a falar e a dirigir a igreja por diversas vezes no livro de Atos

 

E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.” Atos 13:2

 

Segundo a Bíblia (I Cor. 8:6), há um só Senhor, Jesus Cristo. Assim sendo, o texto de Atos está dizendo que os apóstolos estavam servindo a Jesus, quando então Ele (Jesus) disse: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. É Jesus quem envia os homens para a obra, e foi Ele quem chamou a Saulo e a Barnabé para a Sua obra. A continuação deste texto de Atos deixa isto mais claro – verso 4:

 

Enviados, pois, pelo espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

 

Compare o texto acima com o texto de Lucas 10:1,3:

 

1 Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.

 

3  Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos.

 

Não nos esqueçamos que o Senhor é Jesus (I Cor. 8:6). É o Senhor Jesus que separa os homens para a Sua obra. O texto de Atos que lemos mostra Jesus, chamado nesta ocasião de espírito Santo, enviando Saulo e Barnabé para a Sua obra. O próprio apóstolo Paulo (que teve seu nome mudado de Saulo para Paulo por Jesus), mais a frente no livro de Atos deixa bem explícito que o “espírito Santo” que separava os homens para o Seu serviço era Jesus Cristo – Atos20:28:

 

Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Atos 20:28

 

Sabemos que quem comprou a igreja de Deus com Seu próprio sangue foi Jesus Cristo. A Bíblia afirma expressamente que Cristo é o cabeça da igreja:

 

Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” Efésios 5:23 

 

Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia” Colossenses 1:18 

 

A Bíblia representa a Cristo como sendo o cabeça da igreja, para que entendamos Sua relação para com ela. Assim como a cabeça comanda todos os movimentos do corpo e comissiona os membros a agirem de acordo com a sua vontade, Cristo, como cabeça da igreja, comanda os homens que compõem Sua igreja e os comissiona para fazerem Sua vontade. Como cabeça, Cristo também dirige Sua verdadeira igreja (quando esta se dispõe a ser dirigida por ele), e comunica a ela Suas decisões para que sejam executadas.

 

O texto de Atos 20:28, que vimos acima, denomina a Jesus Cristo, o cabeça da igreja, de espírito Santo. E não somente nesta passagem, mas em diversas outras passagens no livro de Atos, apresenta o termo espírito Santo denominando Cristo quando Este está conduzindo Sua igreja a fazer a Sua vontade. Mencionamos abaixo algumas destas passagens:

 

Pois pareceu bem ao espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:” Atos 15:28 

 

E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o espírito de Jesus não o permitiu.” Atos 16:6, 7

 

E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.” Atos 20:22,23 

 

Encontrando os discípulos, permanecemos lá durante sete dias; e eles, movidos pelo espírito, recomendavam a Paulo que não fosse a Jerusalém. e, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios.” Atos 21:4, 11

 

24  Houve alguns que ficaram persuadidos pelo que ele dizia; outros, porém, continuaram incrédulos.

25  E, havendo discordância entre eles, despediram-se, dizendo Paulo estas palavras: Bem falou o espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse:

26  Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis.

27  Porquanto o coração deste povo se tornou endurecido; com os ouvidos ouviram tardiamente e fecharam os olhos, para que jamais vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, para que não entendam com o coração, e se convertam, e por mim sejam curados.” Atos 28:24-27

 

Nos textos que apresentamos acima, o termo “espírito Santo” é atribuído a Jesus Cristo, quando dirigindo e exortando Sua igreja. Jesus Cristo é o “espírito Santo que comprou a igreja de Deus com Seu sangue” (Atos 20:28), e por isso é o cabeça da igreja, Aquele que a dirige.

 

Jesus também cumpre Sua função como cabeça da igreja quando distribui Seu poder (espírito) aos Seus seguidores. Isto está explícito na passagem que apresentamos a seguir: 

 

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu espírito naqueles dias, e profetizarão.” Atos 2:17, 18

 

No texto acima, Pedro, referindo-se a Jesus, afirma que Ele havia dito que derramaria do Seu espírito sobre toda a carne. Quando afirmou isto, Pedro estava se referindo à promessa do Consolador, que Jesus havia feito aos discípulos. Aqui fica bem evidente que o Consolador era também o próprio espírito (poder) de Cristo (já estudamos anteriormente que o Consolador era também o poder do Pai). Vemos então que Jesus estava cumprindo Sua função como cabeça da igreja ao ter distribuído Seu espírito para os discípulos.

 

O conceito de que Jesus Cristo, o espírito (II Cor. 3:17; I Cor. 8:6) é o cabeça da igreja, é fortalecido no entendimento de Atos 5:3, 9:

 

Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Tornou-lhe Pedro: Por que entrastes em acordo para tentar o espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e eles também te levarão.” Atos 5:3, 9

 

Os dois versos que apresentamos acima tratam do episódio no qual Ananias e Safira tentaram enganar aos discípulos. Eles haviam vendido sua propriedade por um preço haviam se proposto a dar todo o valor obtido na venda para a obra de Deus. Quando a venderam, perceberam que haviam obtido na venda mais dinheiro do que imaginavam obter. Assim, resolveram dar somente uma parte, mas disseram aos apóstolos que estavam doando todo o valor obtido com a venda.

 

Logo que Ananias veio a Pedro e proferiu esta mentira, Pedro disse a ele que ele não estava mentindo para os apóstolos, que eram parte do corpo da igreja, mas sim para o cabeça da igreja – Cristo. No verso 3, Pedro chama a Cristo de espírito Santo. Contudo, no verso 9, Pedro é claro ao dizer para a esposa de Ananias – espírito do Senhor.

 

Como sabemos que, segundo a Bíblia, há um só Senhor, Jesus Cristo (I Cor. 8:6), percebemos que ao dizer a Ananias e Safira que eles estavam mentindo para o espírito Santo e tentando o espírito do Senhor, em realidade Pedro estava dizendo que eles estavam tentando o espírito de Cristo, e mentindo para Cristo. Percebemos portanto, a utilização do termo “espírito Santo” como se referindo a Cristo, o cabeça, quando conduzindo Sua igreja, o corpo.

 

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.