Make your own free website on Tripod.com

A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

4 - O ESPÍRITO “Geme e Intercede”

 

No texto bíblico de Romanos 8:26,27 o apóstolo Paulo apresenta o “espírito” como estando a assistir o homem em sua fraqueza, e intercedendo por ele. Como a intercessão só pode ser feita por uma pessoa, o texto nos traz o termo “espírito” como estando a denominar uma pessoa. Vamos então analisá-lo, para verificarmos a qual pessoa este termo esta se referindo:

 

26  Também o espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.

27  E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

 

Nestes dois versos, são descritas duas ações, praticadas pelo espírito:

 

- o “espírito” nos assiste em nossa fraqueza

- o “espírito” intercede por nós, com gemidos inexprimíveis ... segundo a vontade de Deus

 

É-nos dito que o espírito nos assiste em nossa fraqueza, bem como também intercede por nós com gemidos inexprimíveis, segundo a vontade de Deus. A princípio, parece-nos que o termo “espírito” está se referindo ao espírito Santo. Mas leiamos a seqüência do texto, em particular o verso 34:

 

28  Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

29  Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30  E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

31  Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

32  Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?

33  Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.

34  Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.

 

Vemos que, na seqüência do texto de Romanos, é explicado que Cristo Jesus é o que intercede por nós. Vamos colocar agora lado a lado as afirmações sobre a ação do espírito contida nos versos 26 e 27, e a afirmação apresentada sobre Jesus no verso 34:

 

o mesmo espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis ... segundo a vontade de Deus” – versos 26 e 27

 

É Cristo Jesus quem morreu ... e também intercede por nós” – verso 34

O próprio contexto aclara que o espírito que intercede com gemidos inexprimíveis é Cristo, que intercede por nós. Disto decorre então que Cristo também é espírito; e sendo espírito, pode ser chamado como tal. Já vimos que a Bíblia confirma este entendimento (II Cor. 3:17; I Cor. 8:6).

 

Se Jesus não fosse espírito, para harmonizar o texto de Romanos 8:27 que estamos estudando, teríamos que ter dois intercessores: Jesus Cristo e o espírito Santo. Entretanto, a Bíblia afirma que só existe um mediador:

 

Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” -  I Timóteo 2:5 

 

O intercessor é aquele que faz a mediação perante o Pai. Assim, nosso intercessor, Jesus Cristo, também nosso mediador perante o Pai. Como só existe um mediador, só existe também um intercessor que intercede pelos homens perante o Pai – Jesus Cristo. Somente Cristo pode interceder pelo homem junto ao Pai, pois somente Ele conhece as dificuldades do homem. Paulo, discorrendo sobre Jesus em Hebreus 4:15 confirma isto:

 

Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.

 

No sacerdócio terrestre, homens faziam a intercessão simbólica pelos pecadores. No santuário celestial, somente Cristo faz a intercessão pelo homem. Na seqüência de sua carta aos Hebreus, Paulo confirma que é Cristo quem pode interceder pelo homem:

 

23  Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar;

24  este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável.

25  Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” - Hebreus 7:23-25

 

O verso 25 declara expressamente que Jesus Cristo tem o Seu sacerdócio imutável. Assim, Ele não pode ser substituído por nenhum outro ser. Por isso, a intercessão pelo homem é feita somente por meio dEle, e não por meio de nenhum outro. Concluímos portanto que, quando Paulo afirmou em Romanos 8:26 que o “espírito” intercede por nós, ele estava se referindo a Cristo. Isto concorda com o texto de II Coríntios 3:17, que afirma que Jesus, o Senhor (I Cor. 8:6) é espírito:

 

Ora, o Senhor é o espírito; e, onde está o espírito do Senhor, aí há liberdade.” - II Coríntios 3:17

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.