Make your own free website on Tripod.com

A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

13 – O ESPÍRITO SANTO E O MINISTÉRIO DOS ANJOS

 

Então, disse o espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. Quando saíram da água, o espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.” Atos 8:29, 39 

 

A passagem acima apresenta que o “espírito” disse a Filipe para se aproximar do carro do eunuco. Quem é este “espírito”? O verso 26 do mesmo capítulo nos aclara:

 

Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.” Atos 8:26

 

O “espírito”, que disse a Filipe para se aproximar do carro do eunuco, foi o mesmo que disse a Filipe para se dirigir “para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém”. E este era o anjo de Deus. Decorre então que o termo “espírito”, ali mencionado, refere-se ao anjo comissionado para guiar Filipe até o eunuco.

 

Este entendimento, de que o espírito ali mencionado refere-se a um anjo, é o mesmo trazido pelo espírito de profecia. Ellen G. White afirmou o seguinte a respeito desta passagem:

 

Um anjo guiou Filipe àquele que procurava a luz, e que estava tão pronto para receber o evangelho; e hoje anjos guiarão os passos dos obreiros que permitam ao espírito Santo santificar-lhes a língua, educar e enobrecer-lhes o coração. O anjo enviado a Filipe poderia ter ele próprio feito a obra pelo etíope, mas esta não é a maneira de Deus agir. É Seu plano que os homens trabalhem por seus semelhantes.Atos dos Apóstolos, pág. 109.

 

O texto deixa claro que foi o anjo quem guiou Filipe até o eunuco. Para chegar até o eunuco, Filipe deveria não somente chegar até perto do carro, mas devia ser mesmo guiado até o próprio carro do eunuco, para que o encontrasse. Então também foi o anjo que disse a Filipe para se aproximar do carro do eunuco, pois o anjo não guiaria Filipe somente até a metade do caminho. A Bíblia afirma que foi o “espírito” que disse a Felipe para chegar-se ao carro. Decorre então que o termo “espírito”, ali mencionado, refere-se ao anjo comissionado para guiar Filipe até o eunuco.

 

O “espírito do Senhor” que o arrebatou, mencionado no verso 39, é o espírito (poder) de Cristo, o único Senhor segundo a Bíblia (I Cor. 8:6) conforme já estudamos.

 

Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o espírito: Estão aí dois homens que te procuram; Então, o espírito me disse que eu fosse com eles, sem hesitar. Foram comigo também estes seis irmãos; e entramos na casa daquele homem.” Atos 10:19; 11:12

 

13 Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés?

 

14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:13-14.

 

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.