Make your own free website on Tripod.com

A VERDADE

Acima de Tudo!

 

 

 

...todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo! I Cor 8:6

11 – A “Santificação do espírito”

 

Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.

I Pedro 1:2

 

Esta passagem traz o termo “santificação do espírito”. O que é santificação do espírito? Gálatas 3:2-6 nos revela:

 

2  “Quero apenas saber isto de vós: recebestes o espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

 

Aqui, Paulo comenta sobre o espírito Santo da promessa, o Consolador, o qual segundo a Bíblia (como vimos anteriormente), representa o poder de Deus concedido aos homens para fazer a Sua obra.

 

3 “Sois assim insensatos que, tendo começado no espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

 

4  “Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.

 

Paulo afirma que a santificação, que é o aperfeiçoamento do caráter, deve ser também pelo espírito, o mesmo Consolador que foi recebido em cumprimento da promessa de Jesus. Em seguida, Paulo deixa claro que está se referindo ao termo “espírito”, que é o agente santificador, como sendo não o próprio Deus, mas sim o poder de Deus:

 

5  “Aquele, pois, que vos concede o espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

6  “É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.

 

Assim, o “espírito” que promove a santificação é o poder de Deus que atua em nós. Então o termo “santificação do espírito” apresentado em I Pedro 1:2 é usado para representar o poder de Deus, atuante na obra de aperfeiçoamento do caráter. Segundo a Bíblia, Cristo também opera a santificação:

 

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,” 1 Coríntios 1:30

 

Jesus Cristo também é espírito (II Cor. 3:17,18; I Cor. 8:6), e por meio de Seu espírito (poder) opera em nós a santificação junto com Deus, o Pai. O texto acima diz que Ele mesmo se fez santificação. Assim, o termo “espírito” mencionado em Gálatas é o poder santificador procede do Pai e de Seu Filho Jesus. Por conseqüência, o termo “santificação do espírito” mencionado em I Pedro 1:2 representa a ação do poder de Deus para o aperfeiçoamento do homem.

 

O texto de II Tessalonicenses 2:13 também traz o termo “santificação do espírito”. Mas como já compreendemos o que significa este termo pela análise de I Pedro 1:2, entendemos que é desnecessário comentar esta segunda passagem.

 

 

 

Rua 9 de Julho, 1600 - Ipiranga

CEP - 88.111-380 - São José/SC

 (48) 246-8184

VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.